Lince Ibérico

Nome comum: Lince-Ibérico.
Nome científico:"Lynx Pardinus"
lince.jpg


A época de reprodução ocorre em Janeiro e Fevereiro e as suas crias (de 1 a 4) nascem em Março ou Abril, sendo o período de gestação de 65 a 72 dias. A fase de amamentação dura 3 a 4 semanas, mas as crias acompanham a mãe até estas voltarem a acasalar.
O lince é um animal carnívoro de temperamento agressivo e territorial, alimenta-se à base de caça, principalmente coelho bravo e perdizes.
Tem o corpo revestido por pêlos cremes com manchas escuras. As suas orelhas caracterizam-se por um tufo de pêlos negros nas extremidades. A barriga é creme igual ao corpo e a extremidade da cauda é negra. Tem pêlos faciais alongados que se tornam especialmente notáveis no Inverno e que são um importante órgão de tacto.
É um animal essencialmente nocturno. Trepador habilíssimo. Por dia, poderá deslocar-se cerca de 7 km. Os territórios dos machos podem sobrepor-se a territórios de uma ou mais fêmeas.
images.jpg

Distribuição Geográfica/Habitat


É uma espécie endémica da Península Ibérica e vive nas áreas montanhosas escondidas, cobertas por bosque e matagal.
O lince-ibérico existe apenas em Portugal e Espanha. A população está limitada a pequenos grupos dispersos, resultado da fragmentação do seu habitat natural devido a factores antropogénicos.


Lince_Ibérico.png

Risco de extinção


Encontra-se em vias de extinção devido à destruição e fragmentação do seu habitat, provocado pela remoção indiscriminada da floresta e da construção de barragens e estradas.
A sua principal fonte de alimentação, o coelho bravo, tem vindo a morrer devido às doenças e à caça excessiva, o que dificulta a sobrevivência do lince. A tudo isto pode-se ainda acrescentar o seu abate ilegal em abrigos de caça e em batidas a raposas e javalis, o atropelamento nas estradas e a sua captura através de armadilhas.
Para que o lince sobreviva é imprescindível assegurar a preservação de extensas áreas de habitat favorável, nomeadamente as zonas de abrigo e reprodução, através do estabelecimento de áreas protegidas.




images_(1).jpg
Benefícios da sua preservação


Como predador de topo, o lince ibérico tem um papel fundamental no controlo das populações de coelhos e de outros pequenos mamíferos de que se alimenta.



Documentário sobre o lince-ibérico:Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=z6wYGimGEpcParte II: http://www.youtube.com/watch?v=YP7_ezWzKoA


orkut-hi5-myspace-animais_(237).gif